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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MANEIRISMO

OI POVO,

AQUI UM PP SOBRE O MANEIRISMO VISTO EM SALA


Na aula de hoje, fizemos um breve retrospecto do Renascimento e começamos a ver um pouco do Maneirismo.
Neste endereço temos um texto do livro: “PARA ENTENDER A ARTE” – Maria Carla Prette – Ed.Globo – Que é excelente para entender mesmo um pouco sobre arte. Neste texto a autora faz uma ótima análise de algumas obras destacando sua composição e sugerindo leituras a partir de alguns símbolos e ícones presentes nas obras.

Sugerimos comparar o organograma que foi postado com os textos abaixo (tanto da apresentação do PRoF. NUNES, quanto dos sites linkados e SOBRETUDO este texto de Gombrich :
UMA CRISE DA ARTE (CAP 18) – do seu livro HISTÓRIA DA ARTE.

No seu caderno, faça as devidas alterações e complementações deste organograma (MANEIRISMO).
Depois, responda ao questionário proposto.
PS: Observe que no PowerPoint do prof. Nunes, apesar do texto muito bom que ele apresenta, nem sempre foi feliz na montagem dos slides com relação ao uso das cores. Você concorda?)

HISTORIA DA ARTE - LINHA DO TEMPO


PITORESCO - MANEIRISMO



QUESTIONARIO SOBRE O MANEIRISMO  - RESPONDA AO QUESTIONARIO NO CADERNO

1. DESCREVA O MOMENTO RELIGIOSO NA ÉPOCA DO MANEIRISMO E COMO ISSO INFLUENCIOU NO DESENVOLVIMENTO DESTA ARTE.
2. QUAL A POSSÍVEL ORIGEM DO NOME DADO A ESTE MOVIMENTO?
3. QUAL A MAIOR CONTRIBUIÇÃO FEITA POR GIORGIO VASSARI PARA A POSTERIDADE NO QUE SE REFERE A HISTÓRIA DA ARTE?
4. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS FORMAIS QUE MAIS SE DESTACAM NAS OBRAS MANEIRISTAS?
5. QUAIS OS CÂNONES RENASCENTISTAS PRINCIPAIS COM OS QUAIS O MANEIRISMO ROMPE?
6. O QUE É PINTURA DE GÊNERO E POR QUE OS PINTORES DOS PAISES BAIXOS TORNARAM-SE MESTRES NESTE RAMO DA PINTURA?
7. COMENTE SOBRE A OBRA “SALA DOS GIGANTES – DE GIULIO DE ROMANO, NO PALAZZO TE EM MANTUA – QUE RELAÇÃO PODEMOS FAZER ENTRE A OBRA E O MANEIRISMO?
8. POR QUE SERIA JUSTO AFIRMAR QUE MICHELANGELO EM SUA OBRA - DAVID, JÁ APRESENTA TRAÇOS MANEIRISTAS?
9. COM RELAÇÃO A ESTATUÁRIA MANEIRISTA QUAIS AS CARACTERÍSTICAS QUE MAIS SE DESTACAM?
10. PROCURE ANALISAR A IMAGEM DA “MADONA DE COLO COMPRIDO” DE PARMIGIANINO, IDENTIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS MANEIRISTAS NA IMAGEM.


REVISÃO RENASCIMENTO

OI GALERA REVISÃO RAPIDINHA DO RENASCIMENTO.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AS CAIXAS DO RUBEM ...

A caixa de Brinquedos -  Rubem Alves
 
A idéia de que o corpo carrega duas caixas, uma caixa de ferramentas, na mão direita, e uma caixa de ferramentas, na mão esquerda, ela me apareceu enquanto me dedicava a mastigar, ruminar e digerir Santo Agostinho. Como vocês devem saber, eu leio antropofagicamente. Porque os livros são feitos com a carne e o sangue daqueles que os escrevem. Dos livros se pode dizer o que os sacerdotes dizem da eucaristia: “Isso é o meu corpo; isso é a minha carne”. Ele não disse como eu digo. O que digo é o que ele disse depois de passado pelos meus processos digestivos. A diferença é que ele disse na grave linguagem dos teólogos e filósofos. E eu digo a mesma coisa na leve linguagem dos bufões e do riso. Pois ele, resumindo o seu pensamento, disse que todas as coisas que existem se dividem em duas ordens distintas. A ordem do “uti” ( ele escrevia em Latim ) e a ordem do “frui”. “Uti” = o que é útil, utilizável, utensílio. Usar uma coisa é utilizá-la para se obter uma outra coisa. “Frui” = fruir, usufruir, desfrutar, amar uma coisa por causa dela mesma. A ordem do “uti” é o lugar do poder.Todos os utensílios, ferramentas, são inventados para aumentar o poder do corpo.  A ordem do “frui”, ao contrário, é a ordem do amor – coisas que não são utilizadas, que não são ferramentas, que não servem para nada. Elas não são úteis; são inúteis. Porque não são para serem usadas mas para serem gozadas.
Aí vocês me perguntam: quem seria tolo de gastar tempo com coisas que não servem para nada, que são inúteis? Aquilo que não tem utilidade é jogado no lixo: lâmpada queimada, tubo de pasta dental  vazio,  caneta bic sem tinta...
Faz tempo preguei uma peça num grupo de cidadãos da terceira idade. Velhos aposentados. Inúteis. Comecei a minha fala solenemente. “Então os senhores e as senhoras finalmente chegaram à idade em que são totalmente inúteis...”  Foi um pandemônio. Ficaram bravos. Me interromperam. E trataram de apresentar as provas de que ainda eram úteis. Da sua utilidade dependia o sentido de suas vidas. Minha provocação dera o resultado que eu esperava. Comecei, então, mansamente, a argumentar. “Então vocês encontram sentido para suas vidas na sua utilidade. Vocês são ferramentas. Não serão jogados no lixo. Vassouras, mesmo velhas, são úteis. Já uma música do Tom Jobim é inútil. Não há o que se fazer com ela. Os senhores e as senhoras estão me dizendo que se parecem mais com as vassouras que com a música do Tom... Papel higiênico é muito útil. Não é preciso explicar. Mas um poema da Cecília Meireles é inútil. Não é ferramenta. Não há o que fazer com ele. Os senhores e as senhoras estão me dizendo que preferem a companhia do papel higiênico à companhia do poema da Cecília...”  E assim fui, acrescentando exemplos. De repente os seus rostos se modificaram e compreenderam... A vida não se justifica pela utilidade. Ela se justifica pelo prazer e pela alegria – moradores da ordem da fruição. Por isso que Oswald de Andrade, no “Manifesto Antropofágico”, repetiu várias vezes “a alegria é a prova dos nove, a alegria é a prova dos nove...”
E foi precisamente isso que disse Santo Agostinho. As coisas da caixa de ferramentas, do poder, são meios de vida, necessários para a sobrevivência. (Saúde é uma das coisas que moram na caixa de ferramentas. Saúde é poder. Mas há muitas pessoas que gozam perfeita saúde física e, a despeito disso, se matam de tédio.) As ferramentas não nos dão razões para viver. Elas só  servem como chaves para abrir a caixa dos brinquedos.
Santo Agostinho não usou a palavra “brinquedo”. Sou eu quem a usa porque não encontro outra mais apropriada. Armar quebra-cabeças, empinar pipa, rodar pião, jogar xadrez, bilboquê, jogar sinuca, dançar, ler um conto, ver caleidoscópio: não levam a nada. Não existem para levar a coisa alguma. Quem está brincando já chegou. Comparem a intensidade das crianças ao brincar com o seu sofrimento ao fazer fichas de leitura! Afinal de contas, para que servem as fichas de leitura? São úteis? Dão prazer? Livros podem ser brinquedos?
O inglês e o alemão têm uma felicidade que não temos. Têm uma única palavra para se referir ao brinquedo e à arte. No inglês, play. No alemão, spielen.  Arte e brinquedo são a mesma coisa: atividades inúteis que dão prazer e alegria.  Poesia, música, pintura, escultura, dança, teatro, culinária: são todas brincadeiras que inventamos para que o corpo encontre a felicidade, ainda que em breves momentos de distração, como diria Guimarães Rosa.
Esse é o resumo da minha filosofia da educação. Resta perguntar: os saberes que se ensinam em nossas escolas são ferramentas? Tornam os alunos mais competentes para executar as tarefas práticas do cotidiano? E eles, alunos, aprendem a ver os objetos do mundo como se fossem brinquedos? Têm mais alegria?  Infelizmente não há avaliações de múltipla escolha para se medir alegria... 

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Este texto foi retirado do site: A CASA DO RUBEM ALVES e quem quiser pode fazer uma visitinha a casa dele. Tem muitos textos interessantes.

Abraços.

Alexandre

CONCEPÇÕES de ARTE

Olá pessoas!

Hoje gostei muito de nossas aulas...
É preciso apenas focar mais nos nossos papos!
As vezes tem gente conversando paralelo e fica complicado porque tudo o que se fala, seja o professor seja o colega é muito importante para nosso enriquecimento geral no estudo da matéria e sobretudo para nosso aproveitamento pessoal. Peço que todos procurem estar mais focados no que estivermos conversando na hora.

Hoje falamos muito sobre o que pensamos de arte, pudemos perceber o quanto a mulher ficou excluída deste processo, as dificuldades em  se delimitar um conceito preciso do que seja arte, a importância de, mais do que conhecer sobre arte, sentir, SABER - (saber e sabor tem a mesma raiz na lingua, interessante, não?) da arte.

Falamos um pouco sobre a ESTÉTICA e ESTESIA, palavras irmãs que apontam para o SENTIR e para a construção de um SENTIDO e de um SENTIMENTO de belo. Mais tarde voltaresmo a isto.

Seguem agora alguns links interessantes para vocês lerem:

Sobre nosso tema de hoje - AFINAL O QUE É ARTE? -  baixem para ler! É interessante.

Nesta exposição de slides, temos algumas reflexões sobre maneiras de encarar a arte, são teorias sobre arte que vale a pena saber para nossa própria reflexão.

O Que é Arte
View more presentations from janioalves.

A partir destes textos de nossas conversas em aula, escreva uma pequena redação enfatizando se houve mudanças na SUA MANEIRA DE PENSAR O QUE É ARTE, e se houve - que mudanças foram estas.
Por hora, peço que vocês visitem e vasculhem o máximo que puder o site abaixo:

ISTO É ARTE?

Na próxima aula vamos receber um questionário para responder sobre este site.

Um abraço grande a todos.

Alê.

PS: Colocarei em um outro post, o texto que prometi sobre A CAIXA DE FERRAMENTAS E A CAIXA DE BRINQUEDOS - do Rubem Alves.