Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

BARROCO DEMAIS

Em nossas próximas aulas iremos estudar sobre o Barroco e seria muito bom que vocês dessem uma boa estudada nos capítulos do livro de vocês sobre o assunto. Os capítulos são: 13, 14 e 15. Não se esqueçam de fazer um organograma no caderno e da redação deste organograma.

Vamos tentar assistir a dois filmes, mas caso não seja possível, vocês deverão fazê-lo por aqui mesmo. Quem quiser já pode ir dando uma olhada que é sempre bom pra agilizar a discução na aula:



FILME SOBRE CARAVAGIO - os outros pedaços vocês vem direto do youtube




FILME SOBRE BERNINI

SOBRE ARTES E EMBOSCADAS!

Em nossa aula discutimos sobre a arte como uma espécie de emboscada. Este pequeno texto lembra um pouco sobre o que discutimos ampliando nosso pensamento.

Arte emboscada
View more presentations from Arteduka

Na lista abaixo, temos as imagens que usamos em nossa  atividade. Veja o que fisgou você, ACEITANDO ou RECUSANDO.
Tente saber mais sobre estas obras e com certeza você fara muitas descobertas acerca de si mesma(o).

Arte Como Emboscada 2011


Estas perguntas abaixo referem-se ao site do Itaú Cultural - ISTO É ARTE?

Vasculhe pelo site e depois responda:

  1. Como Nelson Leirner completa o seu circuito de criação?
  2. O que é "inserçoes em circuitos ideológicos"?
  3. Como pode uma coisa asquerosa como uma caixa com baratas ser considerado arte?
  4. O que o Renascimento tem a ver com o estabelecimento de cânones de Beleza?
  5. O que é pintura abstrata?
  6. Como a arte contemporânea se relaciona com o dia-à-dia?
  7. Qual a principal mudança que você percebeu, segundo os textos lidos, entre arte contemporânea e a arte feita antes do modernismo?
  8. Justifique a sentença: "Não há arte sem público"!
  9. Tente explicar a proposição final sobre O QUE É ARTE.
Pense novas questões para se fazer sobre este site.

Quanto ao texto que vocês receberam sobre a INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE,  do Gombrich respondam a este questionario despois de lerem também os textos a seguir: O BELO e O BONITO (Costa) e ARTE E BELEZA - do livro O SENTIDO DA ARTE - Herbert Read
(Read)

  1. Segundo a autora (COSTA), por que as ideias de harmonia, simetria, equilibrio e proporcionalidade são associadas a beleza?
  2. Explique a relevância da industria cultural e da industria do lazer e entretenimento com relação a idéia vigente de belo.
  3. A autora cita dois monvimentos artísticos que se opuseram a estética clássica. Quais estes monvimentos e de que  maneira se opunham a idéia clássica de beleza?
  4. Você vê relações entre estas duas imagens presentes no texto? Quais?
  5. Qual a certeza a que chega a autora com relação ao belo e as obras de arte?
  6. Por que GOMBRICH diz que não vê razões erradas para se gostar de uma obra de arte, mas sim razões erradas para NÃO se gostar?
  7. De que maneira o tema, a expressão das figuras e a perícia retratista influenciam em nossa preferência por esta ou aquela obra de arte?
  8. O que GOMBRICH, a seu ver, pretendeu dizer com obras "incorretamente" desenhadas/pintadas? Como ele sugere que devamos nos comportar frente a elas?
  9. De que maneira o hábito de "pensar que a natureza deva sempre se parecer com as imagens a que estamos acostumados" citado no texto é usado pela indústria dos bens de consumo?
  10. Segundo o seu entendimento do texto, qual seria a dificuldade experimentada pelo artísta em dar por concluída uma obra de arte?
  11. Qual a importância, para o autor, do estudo da História da Arte?
  12. Que paralelo podemos traçar entre os dois textos no que diz respeito à apreciação de obras de arte?