Em nossas próximas aulas iremos estudar sobre o Barroco e seria muito bom que vocês dessem uma boa estudada nos capítulos do livro de vocês sobre o assunto. Os capítulos são: 13, 14 e 15. Não se esqueçam de fazer um organograma no caderno e da redação deste organograma.
Vamos tentar assistir a dois filmes, mas caso não seja possível, vocês deverão fazê-lo por aqui mesmo. Quem quiser já pode ir dando uma olhada que é sempre bom pra agilizar a discução na aula:
FILME SOBRE CARAVAGIO - os outros pedaços vocês vem direto do youtube
FILME SOBRE BERNINI
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
SOBRE ARTES E EMBOSCADAS!
Em nossa aula discutimos sobre a arte como uma espécie de emboscada. Este pequeno texto lembra um pouco sobre o que discutimos ampliando nosso pensamento.
Estas perguntas abaixo referem-se ao site do Itaú Cultural - ISTO É ARTE?
Vasculhe pelo site e depois responda:
Quanto ao texto que vocês receberam sobre a INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE, do Gombrich respondam a este questionario despois de lerem também os textos a seguir: O BELO e O BONITO (Costa) e ARTE E BELEZA - do livro O SENTIDO DA ARTE - Herbert Read
(Read)
Arte emboscada
View more presentations from Arteduka
Na lista abaixo, temos as imagens que usamos em nossa atividade. Veja o que fisgou você, ACEITANDO ou RECUSANDO.
Tente saber mais sobre estas obras e com certeza você fara muitas descobertas acerca de si mesma(o).
Arte Como Emboscada 2011
Na lista abaixo, temos as imagens que usamos em nossa atividade. Veja o que fisgou você, ACEITANDO ou RECUSANDO.
Tente saber mais sobre estas obras e com certeza você fara muitas descobertas acerca de si mesma(o).
Arte Como Emboscada 2011
Estas perguntas abaixo referem-se ao site do Itaú Cultural - ISTO É ARTE?
Vasculhe pelo site e depois responda:
- Como Nelson Leirner completa o seu circuito de criação?
- O que é "inserçoes em circuitos ideológicos"?
- Como pode uma coisa asquerosa como uma caixa com baratas ser considerado arte?
- O que o Renascimento tem a ver com o estabelecimento de cânones de Beleza?
- O que é pintura abstrata?
- Como a arte contemporânea se relaciona com o dia-à-dia?
- Qual a principal mudança que você percebeu, segundo os textos lidos, entre arte contemporânea e a arte feita antes do modernismo?
- Justifique a sentença: "Não há arte sem público"!
- Tente explicar a proposição final sobre O QUE É ARTE.
Quanto ao texto que vocês receberam sobre a INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE, do Gombrich respondam a este questionario despois de lerem também os textos a seguir: O BELO e O BONITO (Costa) e ARTE E BELEZA - do livro O SENTIDO DA ARTE - Herbert Read
(Read)
- Segundo a autora (COSTA), por que as ideias de harmonia, simetria, equilibrio e proporcionalidade são associadas a beleza?
- Explique a relevância da industria cultural e da industria do lazer e entretenimento com relação a idéia vigente de belo.
- A autora cita dois monvimentos artísticos que se opuseram a estética clássica. Quais estes monvimentos e de que maneira se opunham a idéia clássica de beleza?
- Você vê relações entre estas duas imagens presentes no texto? Quais?
- Qual a certeza a que chega a autora com relação ao belo e as obras de arte?
- Por que GOMBRICH diz que não vê razões erradas para se gostar de uma obra de arte, mas sim razões erradas para NÃO se gostar?
- De que maneira o tema, a expressão das figuras e a perícia retratista influenciam em nossa preferência por esta ou aquela obra de arte?
- O que GOMBRICH, a seu ver, pretendeu dizer com obras "incorretamente" desenhadas/pintadas? Como ele sugere que devamos nos comportar frente a elas?
- De que maneira o hábito de "pensar que a natureza deva sempre se parecer com as imagens a que estamos acostumados" citado no texto é usado pela indústria dos bens de consumo?
- Segundo o seu entendimento do texto, qual seria a dificuldade experimentada pelo artísta em dar por concluída uma obra de arte?
- Qual a importância, para o autor, do estudo da História da Arte?
- Que paralelo podemos traçar entre os dois textos no que diz respeito à apreciação de obras de arte?
Assinar:
Postagens (Atom)