Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

NEOCLÁSSICO - PROJETO

Olá pupílos,

Achei a aula hoje muito mais tranquila e proveitosa. Acho que nosso projeto pode vir a se tornar um grande sucesso.

Com relação aos grupos:


GRUPO PRÁTICO: 

 Tentem focar mais.
Quando uma explicação é dada para um, seria bom que todos prestassem atenção. Em geral todos saem lucrando com isso. Evitemos dispersão.

E não adianta ficar chamando toda hora. Eu tento me deslocar em cada mesa um pouco e aí sim tiramos as dúvidas.

Lembrem-se a nossa biblioteca esta sendo emprestada para o nosso trabalho. Vamos zelar pela LIMPEZA E MANUTENÇÃO deste espaço que é nosso, mas que PRESCINDE de nós para se manter sempre limpo e agradável.

GRUPO PESQUISA:

Lembrem-se de fazer sempre a referência bibliográfica do dia. Isso vai ajudar muito quando trocarem as pastas com os "pares". Eles poderão mapear e desenvolver as repostas que vocês deram.
Toda folha escrita deve ficar anexada (presa) na pasta. Usem sempre as folhas FURADAS - na biblioteca tem e eu tb; basta pedir.

Lembrem-se de assinar a folha de presença do dia. E colocar a pasta na CAIXA_ARQUIVO, que sempre ficará com a bibliotecaria.


OS DOIS GRUPOS:

Lembrem-se de anotarem no caderno a síntese do dia. Assim, vocês terão também no caderno todas as etapas que vivenciamos em aula  e também os novos conhecimentos. Coloquem no caderno também quais os livros que vocês pesquisaram. Isso vai ajudar muito nos próximos trabalhos.

De uma forma geral, gostaria de parabenizar a todos! Estamos mandando super bem!
Abraços.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

COMO A ARTE MOLDOU O MUNDO (2ªPARTE)

Aos meus pupilos!

Hoje estou numa batalha judicial, por isso não devo chegar a tempo da aula... Contudo, eis aqui a maravilha da internet que me possíbilita estar perto mesmo que de uma forma virtual!

Vocês devem assistir o restante do documentário: "MAIS HUMANO QUE O HUMANO" - BBC  episódio  1 da série: "Como  a arte moldou o mundo". (Sugiro vocês assistirem no próprio youtube, pois lá se pode MAXIMIZAR a tela vai ficar melhor pra ler/ver!)

Depois, preparem para a próxima aula uma Resenha crítica  de todo o documentario (a parte de hoje e mais a que já foi vista). [sugiro que darem uma perguntada para a prof. de Redação sobre como fazer esta resenha e não esqueçam das referências no final - com nome dos autores que usarem para fazer os comentários- usem a maneira normatizada ABNT para apresentarem as citaçõess no texto de vocês!)

Onde no texto descritivo de como fazer a Resenha aparece TEXTO - pense que o documentário é um tipo de texto em outra MIDA. Sim, outra midia. TEXTO também é uma MIDIA - um MEIO no qual a informação é  veiculada. Sempre existe uma intensão na construção de um texto, uma ideia que se expressão não apenas no conteúdo, mas também na forma como esta ideia é expressa. Pensem nas cores usadas nas imagens, na música, na maneira com que o narrador dá o texto dele (formal x informal, etc.), o jeito como ele trata a informação, se a faz parecer mais interessante, se busca referências com outras fontes de pesquisa que não só a História da Arte e se o faz, por quê o faz?

Alguns pontos interessante que merecem destaque:
  • Observem quando é mostrado o modelo vivo (estudo de Policleto), as direções nos eixos transversais aos ombros, cintura, cabeça, etc.
  • Observem as relações que ele aponta para se refutar a visão dos bronzes de Riacci como sendo estáturas realistas.
  • A conclusão apontada do poquê de os gregos mudarem de estilo ao chegarem ao modelo do "jovem de Critios". 
  • Fique atento as mudanças nas fisionomias das esculturas com o passar do tempo.
  • Qual a finalidade básica dos templos gregos?
  • Que contraponto podemos fazer entre a prática reliosa dos gregos e as práticas realizadas pela igreja católica no que se refere a adoração de imagens?
  • O que você poderia comentar da afirmação de Nagel - Narrador,  de que: " A primeira civilização capaz de atingir o realismo usou o exagero para ir alem e é este instinto que ainda domina nosso mundo atualmente."
Aqui os videos para vocês:









Espero que apreciem! E que preparem a síntese para a próxima aula.

Um forte e grande abraço a todos!