Para que possamos ter uma idéia bem acurada de como era a arte no século XIX, é imprescindível que tenhamos em mente a influência dos movimentos internacionais do Neoclássico, do Romantismo e do Realismo. Aqui nos chegam pelas mãos da Missão Francesa - já visto em texto anterior - e se propaga como uma diretriz na Academia Imperial de Belas Artes num dirigismo artístico que determina o que convencionou-se chamar de Academísmo.
Este pensamento teve largo alcance; chegando mesmo ao nosso passado mais recente no que se refere aos espaços da arte nas escolas. A maneira como se pensava arte na escola até meados de 1996 sofria forte influência deste pensamento acadêmico. Só na nova LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação foi que se começou a repensar a maneirca como a arte deveria ser ensinada nas escolas.
PESQUISE ESTAS IMAGENS PROCURANDO IDENTIFICÁ-LAS :
QUESTÕES de Academismo no Brasil
Questões de Academismo no Brasil - com comentários.
Responda ao questionário no seu caderno. Fazendo as pesquisas necessárias.
Sugiro como fonte de pesquisa para os trabalhos os sites DEZENOVEVINTE e o ITAU CULTURAL - ambos na lista das sugestões aquia ao lado no Caminhos recomendados - Rotas livres.
Bons estudos.
========================================================
QUESTIONÁRIO:
- 1- Estabeleça uma relação entre Academismo Brasileiro e a Missão Francesa.
- 2- Descubra quais os artistas brasileiros compuseram a primeira e a segunda geração, respectivamente, de alunos eméritos da Academia Imperial de Belas Artes.
- 3- Cite pelo menos duas obras de cada um destes artistas.
- 4- Quais as características mais acentuadas e distintas destas duas gerações de artistas formados pela Academia Imperial de Belas Artes?
- 5- Em que os concursos e prêmios da AIBA serviam para os novos artistas emergentes?
- 6- O que é dirigismo artístico? Como ele se dava? Exemplifique analisando alguma obra.
- 7- Identifique as obras mostradas na apresentação do Power Point procurando identificar congruências e paralelismos das mesmas com as pinturas internacionais Neoclássicas, Românticas ou Realistas.