- CAPA - Do jeitinho que tem que ser. (confira o manual de trabalhos escolares)
- INTRODUÇÃO: APRESNTAÇÃO DO QUE VEIO A SER ESTA PESQUISA.
- ÍNDICE: NÚMERO DAS PÁGINAS COM OS NOMES DAS OBRAS.
- DESENVOLVIMENTO: UMA PAGINA POR IMAGEM. COM AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
a) Nome: NOME DA OBRA
b) Autor: ARTISTA QUE A FEZ
c) Nacionalidade: DO ARTISTA
d) Época de sua execução: SÉCULO/ANO
e) Estilo ao qual a obra pertence: IMPRESSIONISTA, CUBISTA, SIMBOLISTA, SURREALISTA, ETC(por exemplo)
f) Linguagem utilizada: PINTURA, ESCULTURA, DESENHO, ETC.
g) Dimensões: TAMANHO DA OBRA
h) Material utilizado:TINTA(óleo, acrílica, aquarela, têmpera)/SUPORTE (tela, madeira, parede - no caso de afrescos, etc), MÁRMORE, BRONZE, OUTROS.
II - Uma breve análise morfológica (estrutura compositiva, a presença/ausência de elementos visuais, a iluminação, etc) e significativa (temas, idéias e conceitos presentes na obra):
(a) Tema(s): OS CLARAMENTE RECONHECÍVEIS (em geral dizem respeito ao nome da obra - confirmando, ou contradizendo ou dialogando com a imagem)
(b) Mensagem transmitida: AQUI ENTRA O CONHECIMENTO DE HISTÓRIA DA ARTE E TAMBÉM O CONHECIMENTO DA ICONOGRAFIA/ICONOLOGIA DO PERÍODO DA OBRA.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
EXEMPLO DE UMA PÁGINA:
I -Identificação da obra:
a) Nome: LA GIOCONDA
b) Autor: LEONARDO DAVINCI
c) Nacionalidade: ITÁLIA
d) Época de sua execução: 1503-1507
e) Estilo ao qual a obra pertence: RENASCENTISTA
f) Linguagem utilizada: PINTURA,
g) Dimensões: 77 X 53cm
h) Material utilizado:ÓLEO SOBRE MADEIRA DE ÁLAMO
II - A imagem mostra o busto de uma mulher a frente de uma paisagem. Ela olha para o observador com um sorriso enigmático. Fala-se que pode ser um auto-retrato de Leonardo Davinci.Atualmente exposta no Museu do Louvre, em Paris. É um dos quadros mais famosos do mundo tendo ocorrido ao longo da história diversas interpretações e inúmeras releituras deste quadro, que sem dúvida expressa vários ideias renascentistas a saber: a proporção humana, a ideia de tridimensionalidade e de abrangência espacial. A imagem repousa sobre um triângulo perfeito - recurso amplamente usado pela Renascença. A iluminação é geral permitindo ver claramente todos os detalhes da obra. Parece debruçar sobre o horizonte. A expressão do humanismo vigente na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário